Aparecer na televisão.

Estar lá, ter a nossa cara em grande plano, um microfone na mão, maquilhagem colada às bochechas e aos olhos, um sorriso grande e disponível.

É curioso como aparecer lá, num quadro tão pequeno, ainda seja para tantos mais do que esperava uma conclusão boa de que finalmente atingimos um objetivo maior, de que somos reconhecidos, finalmente reconhecidos, de que os nossos propósitos profissionais enfim se cumpriram.

Deixem-me quebrar-vos os sonhos: é possível que não seja assim.

Aparecer na televisão não é o reconhecimento, é um convite. É ser capaz de articular uma história que vale a pena contar nesse bocadinho de tempo, que tem relevância pelo tempo curto em que existe. Não é uma conclusão de sucesso, não é um sinal de achievement.

Antes, muito antes, há uns 30 anos antes, aparecer só cabia na vida dos artistas. Iam atuar à televisão. Que momento histórico, que concretização irrepetível! Tinham hora marcada, sem cachet, para se promoverem, para chegarem cada vez mais longe, àqueles que viviam fora das grandes cidades, no silêncio do campo, à beira-mar.

Hoje já não é assim.

Não somos artistas, não nos promovemos. Aparecemos lá. Ponto.
Contamos uma história, pequena, que se perde no meio de mil e um outros conteúdos, quase todos voláteis, muitos esquecíveis. A televisão já não tem hora marcada, é contínua. O tempo de antena é demasiado; é cheio, não é recheado.
Falamos rápido porque é curto, o tempo, mas é distendido, o tempo. É preciso ritmo, é preciso mostrar muita coisa ao mesmo tempo, sobretudo muito mais a tempo do que todos os outros.

Aparecer não é ser eterno. Não é a oportunidade. Não é ter chegado ao fim.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s